• Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Dica | Boiseries: A arte de emoldurar paredes!

23.08.2016

Boiserie, com a pronúncia “boaserrí”, é um revestimento francês típico do século XVII e XVIII. A técnica consiste em emoldurar as paredes através de painéis de madeira em relevo.

 

Rebuscado, o estilo vem ganhando espaço nas decorações atuais, em uma releitura que consegue transitar tanto pelo estilo clássico quanto por uma linha mais contemporânea. A madeira, no entanto, deixa de ser matéria-prima obrigatória para ser substituída por elementos alternativos mais acessíveis como o gesso, cimento, isopor e poliuretano. 

 

É interessante observar também que a arte decorativa não se limita às paredes, podendo ser aplicada em portas e armários. Por se tratar de um revestimento em relevo, no entanto, é importante que seja aplicado em estruturas resistentes. Quanto mais alto for o pé direito do ambiente, mais pesado será o resultado final. 

 

 

Uma boa dica é pintar o boiserie na mesma cor da parede, ressaltando assim o efeito do relevo. Vale a pena ainda empregar o efeito no rodapé, garantindo assim uma harmonia maior ao ambiente.

 

Os jeitos modernos de usar:

 

* Para atualizar esse elemento e quebrar um pouco a formalidade do espaço, inclua peças interessantes e criativas na mesma parede: quadros bem-humorados, pôsteres e até uma instalação inusitada com arandelas.
* Se as paredes estão clássicas, mas você prefere uma casa que misture estilos e não fique tão caricata, compense nos outros detalhes decorativos do ambiente: móveis contemporâneos, tecidos com estampas, luminárias divertidas. A decoração de hoje permite essa brincadeira com peças distintas.
* Comprou um imóvel que já veio com boiseries, mas você não morre de amores por esse detalhe? Experimente aplicar algumas camadas de tinta colorida na parede. O visual vai do careta ao moderninho em fração de segundos (ok, em fração de horas, que é o tempo da pintura secar).  

 

 

 

                                                           Fonte das Imagens | Pinterest

 

Please reload