Inspiração | Estilo Nórdico

30.08.2016

 

 

O estilo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Inspirado em referências nórdicas, nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor, tem forte influência do clima local, que conta com muitas horas de escuridão e invernos prolongados.

 

Inspirada pelas paisagens frias da região nórdica, quem dita a paleta de cores da decoração escandinava é o branco, acompanhado por outros tons neutros, típicos do estilo, como cinza, bege, off-white, nude e tons naturais de madeira.

 

Uma característica bastante presente neste tipo de decoração é a iluminação natural, com janelões e cortinas leves, ou as luzes artificiais, sempre priorizando as brancas e potentes. Aqui vale cuidar a composição para não criar sombras e escurecer o ambiente. Passar aquela sensação de que você acabou de se mudar também faz parte do estilo escandinavo. Por isso, é válido deixar lâmpadas penduradas por um fio ou quadros encostados no chão.

 

 

 

 

A proposta decorativa do estilo escandinavo é composta por elementos rústicos e naturais, como plantas e madeiras; tudo sempre em cores claras, formas simples e sem excesso de detalhes, para valorizar a simplicidade, palavra que dita as regras seguidas pelo estilo. Outro ponto é a mistura de móveis vintage e clássicos com objetos contemporâneos, promovendo o encontro do tradicional com o moderno. Acompanhe a lista dos itens típicos da decoração:

  • Madeira: presente nos móveis, em revestimentos e objetos espalhados pela casa, a madeira traz elementos da paisagem nórdica para dentro de casa, criando a sensação de aconchego ao redor da composição neutra. Pode aparecer envernizado ou branco com o pinho, acre, faia ou carvalho.

  • Tecidos naturais: utilizados para quebrar a “frieza” de um ambiente onde o branco predomina tanto nas paredes, quanto no piso e na mobília, a lã, o linho, o algodão e as peles surgem principalmente em forma de mantas no sofá, poltronas ou cadeiras.

  • Plantas silvestres: em forma de flores, galhos ou folhagens, as plantas são elemento obrigatório para dar aquele ar de renovação ao ambiente e energia com o toque da natureza. Heras, pequenas árvores como carvalhos e oliveiras, arranjos ou folhas secas são os tipos mais usuais.

  • Luminárias: a luminosidade faz parte do conceito que rege o estilo escandinavo. Pode ser amplamente explorada em todos os ambientes, inclusive em cores fortes ou com os fios à mostra para dar um toque moderno.

  • Quadros: os quadros dispensam a parede neste tipo de decoração. A forma mais comum é colocá-los encostados no chão, mas se você é adepto do bom e velho prego, pode criar composições misturando molduras em preto e branco.

  • Cerâmicas e vidros: para criar uma decoração leve e ao mesmo tempo agradável, invista em cerâmicas e vidros de cores neutras, seguindo os tons nórdicos com base no branco, cinza e bege.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle