• Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Dica | Espelhos: Reflexos de Sofisticação

04.10.2016

Versáteis e cheio de charme, os espelhos esbanjam design e ganham espaço na decoração.

O espelho é um elemento decorativo que pode estar presente nos mais variados estilos de ambientes.

Ele amplia a sensação do tamanho do espaço, favorece a iluminação e transmite leveza, sofisticação e beleza.

 

Como usar:

 

Todos os ambientes podem ser decorados com espelho, sendo os mais comuns: banheiro e lavabo, quarto, closet, corredor, sala de estar e jantar. Confira algumas aplicações do espelho na decoração:

 

Espelhos com ou sem moldura.

 

 Espelhos fixados nas portas de correr do closet criam ambientes com maior profundidade e auxiliam na escolha das roupas e acessórios.

 

 

Espelhos fixados diretamente na parede.

 

 

Espelhos flutuantes: são fixados na parede por meio de um suporte para criar uma pequena distância, podendo ser posicionando paralelamente à parede ou com leve inclinação. Ao distanciar o espelho da parede é possível adaptar um sistema de iluminação indireta, fornecendo ao ambiente uma luz suave;

 

 

Fixado no teto: este tipo de acabamento oferece bastante perigo, por isso, o vidro utilizado para fazer o espelho deve ser do tipo temperado, conhecido por ser um vidro de segurança.Ele não quebra com facilidade e oferece menor risco de acidentes. Deve-se tomar muito cuidado com a altura do pé direito e o peso do vidro: quanto maior a altura e o peso mais grave podem ser os danos em caso de queda e/ou quebra.

 

Fixado em uma parede revestida com textura: o espelho combina com qualquer material, como por exemplo: papel de parede rústico, texturizado, liso, listrado, com florais; painéis de madeira e laminado; e até mesmo sobre outros espelhos.

 

Espelho apoiado no chão: o espelho colocado levemente inclinado é um excelente recurso para que a imagem refletida não seja facilmente visualizada. Isto é, a imagem pode ser jogada para uma área acima ou abaixo da linha dos olhos, assim o espelho pode cumprir seu papel de ampliar e iluminar o espaço sem ser invasivo.

 

                                                    Acervo Projeto Arquiteta Monique Pedruzzi

 

Espelho apoiado em prateleiras: posicione uma luminária ou abajur em frente ao espelho, a luz será duplicada ao mesmo tempo em que cria um efeito diferenciado na decoração.

 

 

 

Espelho revestindo móveis: estes serão o destaque da decoração e por isso os demais itens podem ser mais simples. Exemplos de móveis espelhados: criados-mudos, porta de armários, biombos, fundo de prateleiras, painéis e divisórias.

 

 

 

Dicas de Uso de espelhos na Decoração

 

Alguns detalhes permitem criar uma decoração mais bela e confortável:

Banheiros e Lavabos: precisam de espelhos funcionais e com belo design. Leia mais: Como Escolher o Espelho do Banheiro

Utilize espelhos em ambientes pequenos para criar a sensação de profundidade e trazer mais iluminação;

Para quem gosta do efeito, mas não quer sempre estar se vendo: ao utilizar o espelho no quarto evite colocá-lo em lugares de passagem, opte pelos cantos das paredes;

O espelho corrige as proporções dos ambientes, quando o ambiente é estreito e comprido, o espelho fixado na maior parede irá criar a ilusão de um espaço não tão estreito e aconchegante;

Espelhos na sala e no hall geram a sensação de contemporaneidade e sofisticação, trazendo maior dinamismo à decoração;

Posicione belos objetos decorativos em frente ao espelho: o efeito é encantador;

Portas de closet com espelhos tem dupla função: reduzem a sensação de confinamento e auxiliam na escolha das roupas e acessórios;

Colocar espelho no fundo de nichos é uma boa ideia;

De acordo com o Feng Shui a imagem deve ser refletida por inteiro (deve ser posicionado de maneira a permitir isso) e deve refletir boas imagens, como vasos e flores. Não deve ser colocado próximo à cama, pois pode atrapalhar o sono.

Não há altura ideal, o importante é que não corte a cabeça de quem está olhando e que aproveite da melhor maneira ângulos de visão e luminosidade.

 

Fonte Imagens não identificadas: Pinterest

 

Please reload