• Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

Tendência | A volta triunfal do veludo

03.04.2017

 

O veludo está oficialmente de volta ao mundo da moda e do design! Sua volta triunfal é marcada por novas tendências e padronagens.

 

Assim como na moda, o veludo voltou a ser tendência absoluta na decoração. Entretanto, ele ressurge descolado, em ambientes contemporâneos que em nada lembram os cômodos clássicos e cheios de ornamentos rebuscados em que o material costumava habitar.

 

 

 

O veludo é um material atemporal na decoração,  e por isso, é possível usá-lo de várias maneiras dentro de um projeto. Durante muito tempo o veludo foi utilizado em decorações mais clássicas, mas hoje ele é aplicado em projetos com uma proposta mais moderna, e sem medo de errar.

Natural, feito de fio de seda ou fibras, ou sintético, seu nome tem origem no latim (vellus), e significa “pelo em tufos”. De trama densa, seus pelos são finos, suaves e formam uma textura macia. Hoje o mercado apresenta várias opções do veludo.

 

COMO USAR VELUDO NA DECORAÇÃO?

 

 

 

O veludo é a escolha perfeita para deixar seus sofás, poltronas e chaise ainda mais relaxantes e convidativos! Como esse tecido é mais encorpado e um pouco mais pesado ele permite com que os móveis tenham detalhes mais clássicos como os famosos capitone ou arremates em tachas de metal. Outro local em que o veludo vira a estrela da decoração é em cabeceiras de cama ou até mesmo em banquinhos e pufes.

 

 

 

As opções são bastante variadas e dependem muito da sua visão para o cômodo e do estilo de decoração que você adotou. Almofadas em veludo com estampas geométricas e florais adicionam um charme contemporâneo sem perder o efeito clássico, já aquelas lisas em tons mais sóbrios ou com pequenos bordados se encaixam muito bem nas decorações mais tradicionais.

 

 

 

 

Cortinas de veludo escuro trazem drama, mas para aliviar o tom do ambiente, mantenha o resto da decoração em tons mais claros e suaves.

 

 

 

 

Imagens: Pinterest e Casa Vogue

 

Please reload